Entrevista, Interrogatório e Técnica Não Confrontante

Entrevista, Interrogatório e Técnica Não Confrontante.

Quando se fala em entrevista a primeira coisa que nos vêm à mente são perguntas que precisam de respostas, e preferencialmente respostas corretas e adequadas, certo? Pois bem, o conceito de entrevista vai muito além do que popularmente conhecemos e aplicamos em nosso cotidiano corriqueiramente.

Primeiramente, é necessário esclarecer que entrevistas são formas de estabelecer uma comunicação produtiva entre duas pessoas que possuem finalidades idênticas, mas possibilidades distintas.  Aberto um canal de comunicação estável entre comunicador e receptor, é só utilizar técnicas corretas para atingir o objetivo, que nada mais é que obter informações novas ou constatações e confissões, muitas vezes já esperadas.

Entrevista é algo diferente de Interrogatório. E Interrogatório, diferentemente do que todos pensam, não envolve agressão, tortura ou sequer o aumento do tom de voz. Interrogatório nada mais é do que uma modalidade de entrevista em que o Receptor ou Interrogado não tem muitas prerrogativas, pois algo sobre si já é sabido e comprovado. Portanto, o Interrogado só responde perguntas e não questiona o Emissor ou Interrogador. Se você tiver ciência que algum interrogatório foi feito de forma diferente do acima descrito, saiba com clareza que ocorrido não pode ser considerado interrogatório.

Como entrevistas e interrogatórios são mecanismos eficientes e necessários, alguns especialistas aprimoraram e padronizaram técnicas de fazê-los ao longo dos anos. É o caso da Técnica Reid ou “The Reid Techinique”, mundialmente conhecida e criada por John E. Reid, famoso especialista em polígrafo norte americano. A técnica de Reid é um método específico de questionar suspeitos de forma não confrontante. Durante uma entrevista que utiliza a Técnica Reid são observados diversos pontos como linguagem corporal, vocabulário, congruência de informações, adequações do ambiente da entrevista, entre outros.

Nós da Kadima Outsourcing, assim como John E. Reid, entendemos que uma entrevista bem conduzida e desenvolvida pode resolver, apurar e prevenir problemas gravíssimos, evitando despesas desnecessárias e perdas não esperadas. Por essa razão é que nosso time conta com especialistas nesse assunto, capacitados e autorizados pelo próprio Instituto de John Reid – John E. Reid & Associates Inc., a aplicar sua Técnica e conduzir entrevistas obtendo sucesso e resolvendo todos os tipos de questões.