O Canal de Denúncias é a principal ferramenta para a comunicação de desvios que infrinjam as diretrizes do Programa de Ética e Compliance. Os processos de apuração contam com apoio de empresa especializada e independente, visando garantir maior imparcialidade e confidencialidade nos processos de apuração. Toda a coleta e análise da denúncia ocorre fora dos limites da organização, garantindo que serão tratados de forma confidencial e anônima.

Uma pesquisa recente divulgada pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) apontou que a ferramenta que mais identificou fraudes nas empresas foi o Canal de Denúncias, responsável por 43% dos reportes de fraudes. As pessoas de bem geralmente se sentem mais à vontade para reportar inconformidades quando tem a possibilidade de permanecer no anonimato.
Os eventos que devem ser reportados nele dizem respeito não somente a infrações às diretrizes do Programa de Ética e Compliance, mas também à infração legal, normativa, fraude, ​ desvios, assédios moral e sexual, furtos, corrupção, suborno, conflito de interesses, segurança da informação, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, dentre outros.

Na sua empresa, todos os relatos de violação serão apurados pela Kadima Outsourcing, que emitirá, sempre que for identificada uma transgressão, parecer contendo a descrição dos fatos, as análises realizadas com respectivas evidências, as conclusões, as recomendações e os planos de ação para as medidas a serem tomadas. Tais recomendações ou planos de ação podem determinar a revisão e eventual alteração de processos, bem como impor medidas educativas ou disciplinares.