Nos últimos anos, temos acompanhado no Brasil e em todo o mundo o elevado nível de corrupção em vários segmentos econômicos. Diversas empresas acabam tendo sua imagem e reputação fragilizadas em função do seu comprovado envolvimento, tanto em nível de negócios como também na esfera política.
A necessidade imperiosa de conhecer e praticar compliance nas atividades do dia a dia surgem em meio a essa realidade, que atinge empresas de todos os portes e segmentações.
O conceito de compliance visa gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa. Essa prática surge dos grandes impactos financeiros, ocasionados por fatores como:
- Ausência de orientações normativas;
- Desalinhamentos às legislações aplicáveis;
- Falta de ferramentas preventivas adequadas;
- Falhas na gestão de processos; e
- Operações sem um estruturado sistema de informação.
Continue a leitura e saiba mais sobre esse conceito importante e o que significa a palavra compliance na prática.
O que é compliance nas empresas?
To comply, em inglês, é um verbo que significa estar de acordo com uma regra, o que explica grande parte do conceito da palavra. O significado da palavra compliance tem relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação.
O que é compliance nas empresas, em suma? É estar em conformidade com leis e regulamentos.
Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Adequando-se ao compliance, suas atividades estarão em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos.
Tanto a empresa como todas as pessoas que nela trabalham, inclusive fornecedores de interesse, precisam se comportar de acordo com as regras dos organismos reguladores.
Além disso, devem garantir o fiel cumprimento dos diversos instrumentos normativos internos. Somente desta forma a empresa estará em compliance ambiental, trabalhista, financeiro, de segurança do trabalho, operacional, contábil etc.
Qual a importância do compliance?
Poder afirmar que a empresa está em compliance estratégico é por si só uma estratégia fundamental de negócios. Significa que existe transparência e um elevando grau de maturidade de gestão. Estar em compliance mostra que os gestores e equipes dominam os processos e procedimentos, implementados e executados com efetiva conformidade política, comercial, trabalhista, contratual e comportamental.
Não estar em compliance significa estar correndo grandes riscos desnecessariamente, que podem levar a perdas financeiras, patrimoniais, de mercado e muitas outras. Gestão de riscos e compliance estão intimamente ligados.
É preciso refletir e mudar a gestão, ajustar a forma como as informações da empresa são tratadas e como as pessoas se comportam no dia a dia, visando alcançar nível de excelência em compliance independentemente do segmento de atuação e do tamanho da empresa.
Conheça algumas dicas para ter uma gestão bem alinhada com o conceito de compliance
Agora que você já sabe o que é compliance nas empresas, confira algumas dicas:
- Usar sistemas de informação que suportem monitoramentos das atividades da empresa e que se adequem aos processos de compliance;
- Ter uma gestão de contratos de serviços e materiais que se alinhe aos níveis de compliance estabelecidos pela empresa;
- Fortalecer rotinas de inspeção e fiscalização de atividades, incluindo as que não costumam ter certificações;
- Focar na conformidade de processos em nível municipal, estadual e federal;
- Possuir um sistema de normatização e padronização da empresa ou negócio sempre ativo e atualizado;
- Ter processos de auditoria interna com foco nos requisitos para se atingir o compliance;
- Ter sistemas de controle com graus de profundidade adequados;
- Ter uma comunicação estruturada sobre os instrumentos normativos da empresa; e
- Ter um Canal de Denúncias independente e de qualidade para receber e dar o tratamento adequado as demandas de não conformidade.
Por que investir nesta atividade?
Com essas ações, a empresa reduz custos e despesas, aumenta seu rendimento operacional e evita perdas. Além disso, com as conformidades das leis, a transparência dos processos se torna uma realidade mais consolidada, o que traz maior confiança do mercado de atuação.
As equipes envolvidas se tornam mais preparadas e aumentam seu desempenho, o que se reflete diretamente na produtividade.
A reputação e a boa imagem são um reflexo do nível de compliance que a empresa se propõe a ter. Portanto, utilizar desse conceito para guiar as boas práticas da organização reduz significativamente todos os riscos da empresa, criando um ambiente mais saudável e confiável. A Kadima Outsourcing pode te ajudar e guiar neste processo. Conheça nosso Canal de Denúncias.
Extraído: Adalberto A. Nascimento Jr.
canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia canal de denúncia compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance compliance LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD LGPD